Avançar para o conteúdo principal

Da chupeta até à bengala



[Um dos textos mais difíceis para mim de se escrever. Sim, Jo… Este é para ti.]

 Conhecemo-nos e já lá vão muitos anos, quase tantos quanto somos nascidos. Passamos por todas as fases juntos e não houve interregno algum que fosse capaz de separar tal amor.

 A Joana é como se fosse uma irmã para mim. Acompanha-me desde sempre e eu a ela. Desde muito pequenos que começamos a traçar um caminho juntos e foi esse mesmo caminho que nos guiou sempre na mesma direção.

 Somos os únicos que partilhamos tanto. Nós os dois já vivemos tantos que sempre que contamos a alguém as nossas histórias e aventuras, as horas passam… São precisas mesmo horas, literalmente, para contar tudo. Agora que penso nisto, coitadas das pessoas que já nos ouviram recordar o que já se passou. A paciência tem que ser enorme para nós.

 Mas, sempre foi assim. Sempre que um dizia: “Mata!”, o outro dizia: “Esfola!” e é nesta cumplicidade que sustentamos aquilo que é a amizade mais duradoura da minha vida. Chega a um ponto em que o carinho e a amizade tornam-se tanto que vira amor. Eu amo a Joana, como amaria alguém que fosse meu irmão. Dizemos constantemente um ao outro: “Isto não é amizade, mas sim amor de irmãos. E é bom que se mantenha assim por muitos e bons anos e com a particularidade de termos pais diferentes… Porque juntos na mesma casa, ninguém nos aguentaria”.

 Eu vivi tudo o que é importante de se viver com ela. Os meus segredos são os dela e os dela são os meus. A cumplicidade é enorme, o carinho também. As experiências e recordações que juntos guardamos irão ser decerto as melhores histórias que alguma vez iremos contar, seja a quem for. Algo que dura desde as chupetas até às bengalas, é algo que tem que significar muito para alguém e eu tenho a certeza: para nós significa-nos o Mundo.

 Confesso que foi a nossa infância que sustentou tudo o que até agora tem acontecido, mas arrisco-me a dizer que o que fizemos na adolescência e no nosso início de vida adulta foi o que deu a certeza de que irá ser eterno este sentimento todo que nutrimos um pelo outro. Fizemos as melhores asneiras juntos, fosse em que altura das nossas vidas fosse e a nossa rebeldia saudável é a qualidade que mais aprecio em nós. Existem demasiadas histórias que contadas, ninguém acreditaria. Mas, eu sei e ela sabe-o igualmente que aconteceram e são das melhores recordações que temos da Vida.

 Celebro mais um ano com ela. Na vida dela. É tão gratificante esta sensação… É muito boa de se sentir, mas torna-se tão nostálgico recordar que já vivemos tanto e na altura certa, que não me canso de recordar e voltar atrás no tempo, só para ter mais uma chance de poder a voltar fazê-lo com ela. Juntos, como sempre estivemos!

 Não me querendo alongar mais nas palavras, termino este texto tal como o comecei: para contar tudo acerca de nós, seria preciso muito tempo. Demasiado, até que alguém se iria fartar de tanta emoção que pudéssemos transparecer.

 Feliz aniversário, “Sem tempo para shots”.
 Amo-te! 

Rush

Cortejo. Maio/17. 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade 2.9

  Na sua véspera de concretização das 29 voltas ao Sol, é desta forma que o congratulo.    Existe tanto para lhe dizer e tão pouco medo de o fazer. Na verdade, o único medo é perder este Amor imenso que nutro por ele - a cada dia.   Que sensação egoísta de querer celebrá-lo na minha vida, ao invés de celebrar a Vida dele. E que Vida, né Mauzinho?   Ainda assim, quero celebrá-lo tanto e por muito tempo. Por uma Vida, se assim poder ser. Quero-o para Mim, mas também quero que ele seja do Mundo. Que viaje pelos sítios onde já sonhou ir e àqueles onde não sonhou ainda, mas a sua criatividade enorme irá fazê-lo chegar lá. Quero que saboreie tudo e lambuze-se com os sabores deste Planeta. Quero que sinta tudo! Quero que seja feliz! Quero-o bem.   Quero-o como nunca quis ninguém.  É um Ser Humano incrível. É a minha Pessoa favorita! Dividir uma Vida com ele é experienciar tudo aquilo que algum dia sonhei em ter. E tenho... E que sortudo sou por dizê...

12 razões para sorrir

 Não cresças. Não me deixes ver-te como um pequeno ser humano no meu colo e num abrir e piscar de olhos, ver-te como adolescente. Para de crescer tão rápido! Não te culpo a ti. Culpo ao tempo por deixar que os momentos que vivo contigo sejam efémeros.  Com o aproximar desta data, fico sempre nostálgico. Eu sei que não sou alguém que demonstre os seus sentimentos com tamanha facilidade, mas deixa-me escrever acerca de ti, enquanto posso e quero. O facto de poder, não prometo; já o de querer, prometo sempre. Já estás a entrar na fase em que vais sentir tudo e mais algo de forma intensa. Aliás, demasiadamente intensa. Espero que não sejas como eu. És muita parecida comigo em certos aspetos e que isso, talvez, me dê mais um medo dos muitos que tenho em relação a ti.  Promete-me que irás tornar-te numa boa adolescência. Não irás responder-me fora do tom. Não irás esconder-me novidades acerca da tua vida. Não irás desrespeitar-me e quando te alertar de que isso i...

Para O Melhor Padrinho

 A vida é feita de pessoas. Das vivências que guardamos com elas e dos ensinamentos que elas nos dão!  Hoje - dia 26 de novembro - tenho o orgulho de parabenizar uma das pessoas mais importantes para mim. Sem dúvida um dos Homens da minha vida. É pai, marido, amigo, professor da vida, conselheiro e ouvinte. É o meu Padrinho e arrisco-me a dizer que é o Melhor Padrinho do Mundo!  Com uma cultura invejável, eu invejo-o. Perdoem-me a redundância, mas é verdade! Como é possível guardar num só Homem tanta, mas tanta cultura?  Guardo com ele as melhores conversas, os desabafos, até os "raspanetes" que - de vez em quando - preciso de ouvir. Sabe dizer as verdades da forma mais nua e crua e eu agora entendo... Com isto também me ensinou o valor das palavras.  É claramente uma das inspirações para terminar o meu curso - e ele sabe o quanto significa, para mim, provar-lhe que sou sempre capaz. Quando for "grande" quero ser como ele. Creio que no fundo...