Avançar para o conteúdo principal

Conversas de café

  Tarde fria. Porto. Café. Conversa(s). Sorrisos envergonhados. Foi assim…
  
  Não há muito para contar, mas gosto de pensar cada acontecimento – por mais insignificante que seja – marca-me de uma maneira ou de outra. Gosto de me sentir interessante aos olhos de alguém… Aliás, quem não gosta?!

  O ano está a acabar e tudo o que faço é fazer um balanço de como correu 2014. Sim, foi a partir desta conversa de café que o fiz! Apesar de ter vivido episódios “menos bons”, os que realmente me marcaram foram os muito bons. Eu conheci pessoas que me irão marcar para a vida e falo mesmo seriamente no que toca a isto. Acho que se conheci certas pessoas e vivi certos momentos – sejam eles bons ou nem tanto – o que prevalece, no final disto tudo, é que aprendi. Aprendi que nem tudo o que imaginámos acontece; que nem tudo o que esperaríamos que fosse acontecer acontece. E a vida é assim: uma sucessão de acontecimentos desesperadamente esperados e que nunca acontecem e de outros que imprevistamente acontecem. É a lei da vida… É a simbiose do Karma, mais o Destino e uns “pózinhos de Sentimentalismo” que dão sabor à única condição que temos garantida, durante este período que pelo qual nos faz andar por aqui – estarmos vivos. Só depende de nós aproveitar ou não esta condição.

  Mas aparte disto tudo, cresci. Claro que me magoei imenso. Que houve alturas de desespero e  chorei desalmadamente. Que houve ainda outras alturas que ri até não puder mais. Tive que me levantar e sarar as feridas, tive que pôr um sorriso na cara e mostrar quem é o mais forte. Tive que bater muito fundo, para perceber o quão importante é emergir da profundidade escura do mar da tristeza.

  E foi nisto que reflecti daquela conversa, com aquela pessoa que só me surpreende. Eu não sei defini-lo. Não sei explicar se o que me intriga nele é a parte misterioso envolta dele e que só me fascina e faz querer saber mais e mais, se é o facto de ele me fazer falar e querer mostrar-lhe tudo, para que me possa tornar o mais transparente possível. Mas claro… Há um medo que ganhei em 2014. Ganhei não, creio que já o tinha e “ganhei mais medo ao medo” – confiar nas pessoas. Tenho medo de tudo o que se aproxima de mim… Não me quero expor demais e depois, perceber que só fiz errado. Que até agora só errei em confiar em quem não devia. Magoei-me por causa disso e não quero voltar a repetir o erro. Porque quem sofre, no final de tudo, sou eu e sempre eu. Sou eu que fica a lembrar tudo o que os outros já esqueceram e sou eu que sente a dor das mais possíveis e imaginárias maneiras de sentir. Sou eu que fica com a tristeza e não deve ser assim… Não deve, porque se há algo que também aprendi foi que devemos gostar de nós. E eu gosto o suficientemente de mim para perceber o que mereço e o que devo rejeitar logo no primeiro impacto.

  São escolhas que temos que fazer, são aceitações ou rejeições que temos que ponderar se no final da corrida, quisermos chegar ao pódio e felizes connosco. Óbvio que também com os outros, mas NÓS sempre em primeiro!

  Há algo que me diz para ceder com ele. Há algo nele que me faz querer confiar cada vez mais. Há algo nele que me fascina. Há algo nele que me assusta.

  Eu não sei, nem sequer imagino onde é que isto irá parar, mas de algo eu tenho a certeza, é que vou aprender muito com ele. Resta descobrir de que maneira é…

  2014 mostra-me que ainda posso finalizar este ano da melhor maneira… Por favor.


  NOTA: Obrigado aos meus leitores que me acompanharam este ano. Obrigado pelas críticas. Espero que 2015 seja um óptimo ano para todos e que continuem a crescer comigo nesta aventura da vida! Desculpem os clichés, mas eles também fazem parte. Mais uma vez, um grande OBRIGADO! 

Rush




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade 2.9

  Na sua véspera de concretização das 29 voltas ao Sol, é desta forma que o congratulo.    Existe tanto para lhe dizer e tão pouco medo de o fazer. Na verdade, o único medo é perder este Amor imenso que nutro por ele - a cada dia.   Que sensação egoísta de querer celebrá-lo na minha vida, ao invés de celebrar a Vida dele. E que Vida, né Mauzinho?   Ainda assim, quero celebrá-lo tanto e por muito tempo. Por uma Vida, se assim poder ser. Quero-o para Mim, mas também quero que ele seja do Mundo. Que viaje pelos sítios onde já sonhou ir e àqueles onde não sonhou ainda, mas a sua criatividade enorme irá fazê-lo chegar lá. Quero que saboreie tudo e lambuze-se com os sabores deste Planeta. Quero que sinta tudo! Quero que seja feliz! Quero-o bem.   Quero-o como nunca quis ninguém.  É um Ser Humano incrível. É a minha Pessoa favorita! Dividir uma Vida com ele é experienciar tudo aquilo que algum dia sonhei em ter. E tenho... E que sortudo sou por dizê-lo! Sou grato todos os dias por isso. A Ele

O Mau que não é mau

O Mau não é mau. De todo… É tudo aquilo de contrário disso. O Mau é bom… E muito!  É, neste momento da minha Vida, a minha Pessoa favorita no Mundo. Que momento esse que estou a vivenciar. Que sorte tenho de poder ser com Ele!  É um ser muito bonito. Infelizmente, creio que nunca conseguirei acertar nas palavras que façam justiça à sua beleza. É luz e - para mim -  brilha tanto quanto o Sol! Aliás, vejo-o como um raiar de sol pela manhã que chega bem envergonhado, mas logo mostra a sua bonita forma de ser. Do tipo brilhante que não ofusca, mas reluz e reflete-se naqueles que ele quer chegar. Ele chega a mim e que bom que é senti-lo cada vez mais por perto.  O tempo vai passando e cada vez mais fico confuso se me encontro num sonho. O medo de acordar é enorme… Porém, caso seja um sonho: espero nunca acordar! Quero poder ter sempre este sentimento presente. Aliás, quero-o presente em tudo.  Surgiu do nada e sinto que lhe posso oferecer tudo de mim. Confio nele ao ponto de acreditar que e

Os amantes de Caju

Ela é um poema digno de canção. Ele é o ritmo das batidas quentes de Verão. Um traz o samba no pé e a outra metade dá-lhe os melhores cafunés que tem guardados nas mãos. Juntos são uma força da Natureza e individualmente são especiais. Muito! É uma sorte poder ver de perto algo tão bonito. Ambos contam uma história que transcende limites geográficos – capaz de nos transportar para o Mundo. Aliás, o Mundo torna-se pequeno comparado com o tamanho deste Amor. E é isto que me inspira: o Amor. O deles é tão único que me faz querer escrever os poemas mais bonitos que consigo escrever. Não existe uma fórmula perfeita nestas coisas, mas eles encontraram-na. E acredito que a reformulam todos os dias – pois, a cada dia que passa vejo-os sempre a ser um bocadinho mais especiais. A Vida sorri-lhes, porque eles sorriem para ela. Vejo neles uma generosidade imensa ao partilhar esse sorriso diário. É preciso ser-se e, sobretudo, ser-se muito para poder saber partilhar o conforto de um sorri